AvantGarde > Acontece > Tudo sobre esportivos! > Audi R8 o artista de cinema

Audi R8 o artista de cinema

15 de setembro de 2017 / 553 / Tudo sobre esportivos!
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Google Plus It

DNA Vitorioso

Entre 2000 e 2002 a Audi dominou o campeonato de super turismo e protótipos. Colocando  3 carros nos 3 primeiros lugares das 24 h de Le Mans. O protótipo que corria então se chamava Audi R8 Race Car. Em 2003 a Audi arranca suspiros ao apresentar o Audi Le Mans Quattro no salão de Ausstellung. Em 2007 apresenta o Audi R8, seu primeiro Super esportivo.  Plataforma do Lamborghini Gallardo com o visual quase idêntico ao Protótipo de 2003. DNA dos penta campeões de Le Mans (A Audi ganhou também 2004 e 2005).

 

O carro multicampeão em Le Mans, foram 5 títulos e em todos eles conseguiu os 3 primeiros lugares.

 

Veja também:

 

DA HISTÓRIA AO MODELO LAMBORGHINI GALLARDO LP560-4
DIFERENÇA ENTRE 4WD E ADW, QUAIS SÃO?

 

Artista de Cinema

Na franquia da Marvel “O Homem de Ferro”, o Audi R8 se apresenta como o carro oficial do protagonista Tony Stark. Nos três filmes do herói, ele dirige o R8 Coupé e conversível, trunfo de marketing para a marca das quatro argolas que tem como cliente o “Gênio Bilionário, playboy e filantropo…”. O Audi R8 também apareceu no filme Transformers: Revenge of The Fallen. Dessa vez como o vilão Decepticon Sideways.

 

O Audi R8 é o carro oficial de Tony Stark, o Homem de Ferro e aparece nos filmes da franquia

 

O V8 com quattro argolas

O Audi R8 foi lançado em 2007 com um motor V8 4.2 de 426cv e 43,9Kgfm de torque. Esse motor levava o bólido aos 301Km/h e foi muito bem aceito pelo mercado. Também contava com o consagrado sistema quattro da Audi, que foi a percussora na tecnologia com o famoso Audi Quattro. Modelo que ganhou vários Rallyes e garante estabilidade nas ruas desde 1980. A confiabilidade dos alemães da Audi nos carros de rua e o domínio da Audi nas pistas fizeram do Audi R8 um grande sucesso no mercado.

 

Cabelos ao vento

A versão do Audi R8 Spyder foi lançada em 2010. A motorização foi o V10 5.2 de 525 cv. Mais uma vez, Robert Downey Jr foi o garoto propaganda. Aparecendo com um modelo vermelho na première do Homem de Ferro 3. O ator é apaixonado por carros e tem uma coleção deles, já foi visto em alguns modelos diferentes do Audi R8.

 

Robert Downey Jr e seu Audi R8 Spyder na Premier do Homem de Ferro 3

 

 O poderoso V10

Em dezembro de 2008 foi lançada uma versão equipada com motor 5.2 V10 40 válvulas de origem Lamborghini que rende 540cv e alcança os 317 Km/h. A nova geração lançada em 2017, Audi R8 PLUS possui 610 cv atinge a velocidade máxima 330 km/h.

 

 Toda tecnologia

Quando foi lançado em 2007 o Audi R8 foi o primeiro carro a apresentar os faróis com a tecnologia LED, somada ao sistema Bi xênon. Mais tarde foi lançada a tecnologia LED com laser para maior foco e alcance, dez vezes mais potente. A tração é integral Quattro além da transmissão automatiza de dupla embreagem S-tronic de sete velocidades. Com opção de trocas manuais por aletas atrás do volante, o Audi R8 possui o seletor de modo de condução Audi Drive Select.

 

O Audi R8 possui a famosa tração Quattro, cambio automatizado de 7 velocidades e o modo de condução Audi Drive Select

 

Leve como um avião

A carroceria é totalmente feita de alumínio, com estrutura de material composto (plástico e fibra de carbono). A inovação que reduziu 40 kg do peso do veículo e aumentou sua rigidez torcional em 40%. As lâminas laterais e o difusor traseiro, de alumínio na versão standard R8 e de fibra de carbono na R8 Plus, conseguem pressão de 100 kg na traseira e de 40 kg na dianteira, segundo a fábrica.

 

O Audi R8 tem a carroceria em alumínio e reforços em materiais compostos

 

Veja abaixo os números do Audi R8 em suas versões

Motor

Instalação do motor Central Central Central Central
Disposição do motor Longitudinal Longitudinal Longitudinal Longitudinal
Cilindros 8 em V 10 em V 10 em V 10 em V
Diâmetro dos cilindros 84,5 mm 84,5 mm 84,5 mm 84,5 mm
Curso dos pistões 92,8 mm 92,8 mm 92,8 mm 92,8 mm
Combustível Gasolina Gasolina Gasolina Gasolina
Cilindrada 4163 cm³ 5204 cm³ 5204 cm³ 5204 cm³
Taxa de compressão 12,5:1 12,7:1 12,5:1 12,5:1
Válvulas por cilindro 4 4 4 4
Comando de válvulas Duplo no cabeçote Duplo no cabeçote Duplo no cabeçote Duplo no cabeçote
Variação do comando Admissão e escape Admissão e escape Admissão e escape
Aspiração Natural Natural Natural Natural
Alimentação Injeção direta Injeção direta e indireta multiponto Injeção direta Injeção direta
Câmbio Automatizado Automatizado Automatizado Automatizado
Marchas 6 7 7 7
Tração Integral Integral Integral Integral
Embreagem Monodisco a seco Dupla banhada a óleo Dupla banhada a óleo Dupla banhada a óleo

Dimensões

1,99 m²2,04 m²1,99 m²1,99 m²

Comprimento 4431 mm 4426 mm 4440 mm 4440 mm
Largura 1904 mm 1940 mm 1930 mm 1929 mm
Altura 1252 mm 1240 mm 1252 mm 1244 mm
Entre-eixos 2650 mm 2650 mm 2650 mm 2650 mm
Bitola dianteira 1632 mm 1638 mm 1638 mm 1638 mm
Bitola traseira 1593 mm 1599 mm 1595 mm 1595 mm
Tanque de combustível 75 litros 83 litros 90 litros 80 litros
Porta-malas 100 litros 112 litros 100 litros 100 litros
Diâmetro de giro 11,8 m 11,2 m 11,8 m 11,8 m
Coef. aerodinâmico (Cx) 0,34 0,36 0,362 0,36
Área frontal (A)
Área frontal corrigida 0,677 m² 0,734 m² 0,720 m² 0,716 m²
Carga útil 300 kg 340 kg 300 kg 300 kg
Peso 1565 kg 1555 kg 1595 kg 1745 kg

Chassi

Suspensão dianteira Independente, braços sobrepostos Independente, braços sobrepostos Independente, braços sobrepostos Independente, braços sobrepostos
Suspensão traseira Independente, braços sobrepostos Independente, braços sobrepostos Independente, braços sobrepostos Independente, braços sobrepostos
Freios dianteiros Disco ventilado Disco de carbono Disco de carbono Disco ventilado
Freios traseiros Disco ventilado Disco de carbono Disco ventilado Disco ventilado
Direção Hidráulica Elétrica Hidráulica Hidráulica
Pneus dianteiros 235/40 R18 245/30 R20 235/35 R19 235/35 R19
Pneus traseiros 285/35 R18 305/30 R20 305/30 R19 305/30 R19
Configuração Cupê Cupê Cupê Conversível
Porte Grande Grande Grande Grande
Ocupantes 2 2 2 2
Portas 2 2 2 2

Desempenho

Velocidade máxima 301 km/h 330 km/h 317 km/h 311 km/h
Aceleração 0-100 km/h 4,6 s 3,2 s 3,5 s 3,8 s
Potência 426 cv a 7800 rpm 610 cv a 8250 rpm 550 cv a 8000 rpm 525 cv a 8000 rpm
Torque 43,9 kgfm a 4500 rpm 57,1 kgfm a 6500 rpm 55 kgfm a 6500 rpm 54,1 kgfm a 6500 rpm
Peso/potência 3,7 kg/cv 2,5 kg/cv 2,9 kg/cv 3,3 kg/cv
Potência específica 102,3 cv/l 117,2 cv/l 105,7 cv/l 100,9 cv/l
Peso/torque 35,6 kg/kgfm 27,2 kg/kgfm 29,0 kg/kgfm 32,3 kg/kgfm
Torque específico 10,5 kgfm/l 11,0 kgfm/l 10,6 kgfm/l 10,4 kgfm/l
Consumo urbano 3,5 km/l 4,8 km/l 4,8 km/l 4,5 km/l
Consumo rodoviário 6,8 km/l 7,5 km/l 7,5 km/l 7 km/l

É um espetáculo! Quer conferir uma máquina dessas de perto?

A AvantGarde possui um exemplar do Audi R8 esperando por você. Veja nosso vídeo:

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de uma ajuda para escolher um veiculo?

Entre em contato