AvantGarde > Acontece > Tudo sobre esportivos! > A história por trás da Koenigsegg

A história por trás da Koenigsegg

23 de novembro de 2016 / 893 / Tudo sobre esportivos!
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Google Plus It

Koenigsegg Agera R, um dos carros mais desejados do mundo.

A Koenigsegg é a maior fabricante de supercarros na Suécia e apesar de sua pouca idade, já é respeitada por todo o mundo. Fundada oficialmente em 1992 o projeto da Koenigsegg é literalmente a materialização de um sonho de criança do seu fundador, o engenheiro e empresário Christian Von Koenigsegg.

A animação Flåklypa Grand Prix, o início do sonho de Christian Von Koenigsegg.

Segundo Christian tudo começou quando tinha cinco anos e assistia animação sueca Flåklypa Grand Prix, na qual um mecânico de bicicletas constrói e compete seu próprio carro de corrida. Desde então Koenigsegg não teve dúvidas, era aquilo que ele queria para a vida. Sua vocação para construir e inventar coisas foi se manifestando de diferentes formas, quando criança desmontava tudo o que via pela frente, principalmente os eletrônicos. Aos sete anos, ganhou um kit de solda e um carrinho de controle remoto para montar.


Mobilete Suzuki K50 preparada, uma das grandes responsáveis pela Koenigsegg.

Aos oito anos já começou a consertar os seus primeiros eletrônicos, apenas com seu conhecimento prático. Foi nessa idade também que ganhou sua primeira moto. Velha e enferrujada, ele a arrumou e vendeu, descobrindo assim uma interessante maneira de ganhar dinheiro.

Aos doze teve acesso à primeira mobilete, uma Suzuki K50. Deu um up no visual da moto e resolveu preparar o motor, mas sem ferramentas era complicado, assim Koenigsegg resolveu lixar o cabeçote raspando-o no chão. Segundo Christian o resultado deu certo, a moto andava mais do que antes. Com quinze anos já possuía mais de 10 mobiletes para vender, além da fama de preparador.

Christian Koenigsegg  na linha de produção de sua fábrica.

Enquanto preparava as motos ele também rascunhava seus primeiros projetos e pensava em uma maneira de viabiliza-los. Afinal era necessário dinheiro para bancar seu sonho. Ainda jovem Koenigsegg teve uma visão incrível de mercado. A queda da Cortina de Ferrocriou uma oportunidade única que Christian soube aproveitar como poucos. Todo o leste europeu necessitava de itens básicos, de canetas a sacolas, produtos de higiene pessoal etc, assim ele fundou a Alpraaz, uma empresa de comércio exterior.

Christian cita, como um exemplo, a venda de sacolas que realizou para a região. Ele descobriu um lote de sacolas de plástico que seriam descartadas, pois saíram com defeito na impressão e, ao invés de descartá-las, as comprou e revendeu tudo para o lado Leste. Como o próprio Koenigsegg disse, eles pouco se importavam se estavam bonitas ou não, apenas precisavam de sacolas.


Koenigsegg 
Regera, o último modelo lançado pela companhia.

Com o sucesso da operação, o investimento de um sócio, além do financiamento do governo sueco, em 1992 eles finalmente conseguiram fundar a Koenigsegg. Uma empresa que surgiu de muito trabalho e paixão, literalmente um sonho de criança que virou realidade.

Você pode gostar também

Os 10 carros mais caros do mundo
31 de agosto de 2018

Precisando de uma ajuda para escolher um veiculo?

Entre em contato