AvantGarde - Jaguar F-Pace, uma inovação necessária. AvantGarde
AvantGarde > Acontece > Tudo sobre esportivos! > Jaguar F-Pace, uma inovação necessária.

Jaguar F-Pace, uma inovação necessária.

7 de agosto de 2017 / 400 / Tudo sobre esportivos!
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Google Plus It

O Jaguar F-Pace é o primeiro SUV da marca inglesa e apesar de ser uma quebra de paradigmas na empresa, suas linhas elegantes e ao mesmo tempo agressivas, bem como o seu desempenho, certamente deixariam o criador da marca, Sir William Lyons, bastante  orgulhoso.

> Ferrari Califórnia, a macchina que fez uma revolução em Maranello
> Conheça a história da Lamborghini

Vale ressaltar que mesmo sendo o primeiro SUV da marca e sofrendo com a resistência dos mais conservadores, o Jaguar F-Pace não enfrentou uma resistência tão dura quanto poderia se imaginar. Isso se deve a basicamente a três fatores.

VEJA ANTES A MÁQUINA EM NOSSO SHOW ROOM:


O Porsche Cayenne abriu um novo mercado de luxo.

O primeiro deles é um fator externo que fala alemão, o Porsche Cayenne. A montadora alemã causou furor em 2002 ao lançar o primeiro SUV focado na produção em larga escala na era moderna, pois não podemos nos esquecer do Lamborghini LM002, e obteve inegável sucesso. Pode-se dizer, sem exageros, que o Cayenne salvou financeiramente a fabricante alemã e não tirou essência esportiva da Porsche. A partir disso ficou claro, para um fabricante de supercarros sobreviver, um SUV na linha seria o melhor caminho.


Jaguar X-Type Sportwagon, fez os puristas da marca tremerem de raiva.

O segundo fator é contemporâneo ao Cayenne, mas hoje em dia foi um pouco esquecido por certas pessoas. Se vocês acham que o Jaguar F-Pace era uma ruptura na tradição britânica, vocês tinham que ver a agitação causada pela Jaguar X-Type Sportwagon. Quando seu lançamento chegou ao conhecimento do público, setores tradicionais trataram o carro como uma verdadeira heresia, era impensável a Jaguar fazer uma perua. Ou seja, mudanças consideradas mais graves pelos conservadores já tinham ocorrido e a fabricante seguiu seu caminho sem maiores problemas. Com um “irmão mais velho” para sofrer as piores consequências de quebrar a tradição, não seria um projeto novo, comprovadamente uma aposta segura no quesito financeiro que seria o vilão da marca, principalmente pelo terceiro fator, a sua beleza.


Harmonia é um forte componente no design do Jaguar F-Pace.

Certamente vão surgir vozes destoantes, afinal a turma do contra parece surgir sempre como um movimento organizado, mas é inegável a beleza do Jaguar F-Pace. Para se ter uma ideia como foi bem idealizado o design do carro, o Jaguar F-Pace foi apenas o segundo veículo na história a obter uma vitória dupla nos prêmios concedidos  pelo World Car Awards em Nova York. Ele foi o vencedor dos prêmios World Car of the Year e World Car Design do ano de 2017 e para isso passou por um juri de 72 jornalistas automotivos de 24 países.


A identidade visual é inspirada no Jaguar XE.

Uma das características mais marcantes do Jaguar F-Pace é a sua dianteira inspirada no Jaguar XE, carro que além da identidade visual emprestou também a plataforma base para o SUV inglês. Assim a sua estrutura é composta por 80% de alumínio, 18% de aço e 2% de magnésio, tornando o carro entre 70 e 150 kg mais leve do que seus concorrentes diretos. E como já dizia Colin Chapman ao explicar a guinada nos seus projetos da Lotus “Light is right”.


Lanternas traseiras similares à do F-Type.

Essa leveza do projeto com relação aos concorrentes pode ser interpretada como uma melhor dinâmica ao volante. A sensação de conforto e luxo a bordo do Jaguar F-Pace são impressionantes, mas o DNA esportivo da marca inglesa continua presente.

Outro elemento estético já presente na linha Jaguar e que caiu como uma luva no Jaguar F-Pace foram as lanternas muito similares às do coupé  F-Type.


A traseira possui proporções que beiram a perfeição.

E apesar de toda sua elegância e conforto a bordo, o Jaguar F-Pace tem um lado que talvez poucas pessoas explorem, mas quem quiser se aventurar não precisará ter receios quanto a capacidade off-road do veículo. Isso porque a Land Rover pertence ao mesmo grupo da Jaguar, e claro que o Jaguar F-Pace utilizou esse Know-how, bem como alguns recursos técnicos e eletrônicos, da sua irmã para que o seu SUV fosse muito mais que o corpo bonito.

Com um pedigree de quem foi eleito o carro do ano e o design do ano em 2017, aliados ao DNA esportivo e luxuoso da fabricante britânica fica fácil entender os motivos do Jaguar F-Pace encantar a quem olha e também a quem pilota essa belíssima máquina.

Jaguar  F-Pace  Prestige 2.0 – Ficha Técnica 

MOTOR

Instalação:         Dianteiro

Posição:              Longitudinal

Aspiração:         Turbo

Cilindrada:         1.999 cc

Cilindros:           4, em linha

Comando de válvulas: No cabeçote, corrente, variável

Válvulas por cilindro:  4

Combustível:    Diesel

Potência:            180 cv @ 4.000 rpm

Torque:               43,8 kgfm @ 1.750 rpm

Taxa de compressão:   15,5:1

 

TRANSMISSÃO

Câmbio:              Automático

Marchas:            8

Tração:               Integral

 

DESEMPENHO

Aceleração 0 a 100 km/h           8,7 s

Velocidade máxima      209 km/h

 

CONSUMO

Urbano                10 km/l

Rodoviário        14 km/l

Autonomia máxima      840 km

 

SUSPENSÃO

Dianteira:           Independente, braços sobrepostos

Traseira:             Independente, multibraço

 

FREIOS

Dianteiros:        Discos, ventilados

Traseiros:          Discos

 

PNEUS E RODAS

Dianteiros:        255/60 R18

Traseiros:          255/60 R18

 

DIMENSÕES

Comprimento: 4.731 mm

Altura: 1.651 mm

Largura:              1.936 mm

Entre-eixos:      2.874 mm

Vão livre do solo:           213 mm

 

PESO E CAPACIDADES

Peso:    1.775 kg

Porta-malas:    650 litros

Carga útil:          685 kg

Tanque de combustível              60 litros

Preço na AvantGarde Motors: R$ 324.500,00

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de uma ajuda para escolher um veiculo?

Entre em contato