AvantGarde > Acontece > Tudo sobre esportivos! > Curiosidade: por que medimos a potência em HP ou CV?

Curiosidade: por que medimos a potência em HP ou CV?

7 de agosto de 2017 / 986 / Tudo sobre esportivos!
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Google Plus It

Você já se perguntou qual o motivos de usarmos as siglas HP, CV ou Ps quando falamos de potência dos automóveis?

Veja o vídeo da nossa Ferrari F12 de 740 cv!

“Por causa do trabalho realizado pelos cavalos nas minas de carvão inglesas do século XVIII. Os donos dessas minas foram os primeiros clientes dos fabricantes de motores movidos a vapor. Essas engenhocas acionavam máquinas que transportavam carvão do interior da mina até a superfície. Antes do motor a vapor, essa tarefa era feita por cavalos que, por meio de um sistema de cordas e roldanas, puxavam baldes cheios do produto. Portanto, nada mais natural que comparar a força dessas máquinas à dos eqüinos. A idéia foi do inventor escocês James Watt, que, no final do século XVIII, trabalhou no desenvolvimento desse tipo de motor. Ele calculou que, em média, um cavalo conseguia subir 100 quilos de carvão a uma certa altura por minuto. Na hora de generalizar a medida, ele aumentou a carga em 50% e instituiu a unidade de “um cavalo de potência” como a força necessária para levantar 150 quilos por 30 metros de altura em um minuto.

A unidade pegou e atravessou os séculos com a sigla HP (de Horse-Power, ou “Potência de Cavalo”, em inglês).¹

A unidade HP é equivalente à força necessária para erguer a 30 metros de altura um balde com 150 quilos de peso em um minuto. Ela foi baseada no trabalho feito por cavalos em antigas minas de carvão.”

Além do horse power também usamos como unidade para potência o CV (cavalo vapor). Mas, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, embora ele pareça ser exatamente a tradução de horse-power, há uma sútil diferença entre ambos.

1 CV =  735,5 W

1 HP = 745,7 W

Ou seja, 1CV =  0,9863 HP, e 1 HP = 1,0139 CV.

Essa diferença entre CV e HP ocorre por uma razão bem simples. O HP foi elaborado de acordo com as normas do sistema imperial britânico, já o CV foi baseado em uma norma alemã. O CV como conhecemos no Brasil é na verdade uma tradução de   Pferdestärke (PS) , que significa cavalo-vapor. A unidade alemã PS o segundo norma alemã DIN 70020. Resumindo  1PS = 1 CV mas são levemente diferentes de 1HP

1 – Reproduzido da revista  mundoestranho.abril.com.br

Você pode gostar também

Os 10 carros mais caros do mundo
31 de agosto de 2018

Precisando de uma ajuda para escolher um veiculo?

Entre em contato