AvantGarde > Acontece > Tudo sobre esportivos! > Porsche Boxster GTS, candidato a clássico.

Porsche Boxster GTS, candidato a clássico.

30 de agosto de 2017 / 343 / Tudo sobre esportivos!
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Google Plus It

Porsche Boxster GTS, candidato a clássico.

O Porsche Boxster GTS é a versão mais apimentada e dinâmica da terceira geração a 981. Mais do que isso, o Porsche Boxter GTS é o último Boxster equipado com um motor flat six aspirado, encerrando em grande estilo uma era de um modelo histórico para a marca.

> Conheça o sistema de frenagem regenerativa
> Porsche 356, o inicio

 


O belíssimo Porsche Boxster GTS em perspectiva

Antes de nos aprofundarmos no Porsche Boxster GTS vamos falar o quão importante foi o Boxster para a marca. No final da década de 80 até meados da década de 90 a Porsche passava por uma terrível crise financeira e estava prestes a entrar em falência. Vendo todo o quadro catastrófico que se aproximava, os engenheiros da Porsche partiram em busca de uma solução.  Não só a linha de veículos estava defasada, como também o processo produtivo da lendária fabricante alemã era extremamente arcaico. A resposta dos problemas da empresa veio de duas fontes distintas, mas todas do Japão.

Para organizar o problema da sua linha de produção eles entraram em contato com ex-engenheiros da Toyota, que implementaram uma nova filosofia no chão de fábrica. Com a produção adequada, faltava um novo produto para que a empresa decolasse. A Porsche então observou atentamente o fenômeno Miata MX-5 e entendeu que aquela seria uma excelente tendência a ser seguida. Sabendo o nicho de carro que entrariam, eles olharam para sua história e viram que tinham a inspiração perfeita, o Porsche 550 Spyder.

O conceito do Porsche Boxster que apareceu em 1991 no Salão de NY.

Seguindo a orientação dos japoneses, a Porsche racionalizou ao máximo a sua produção e assim o novo modelo iria compartilhar o mesmo motor com o Porsche 911. Sua arquitetura seria muito similar à do 550, com motor central na traseira o que determinaria uma das maiores características do Porsche Boxster, a sua excelente dinâmica. Em 1993 um conceito foi apresentado no Salão de Nova York. Seu sucesso foi tamanho que a fábrica prometou pouquíssimas alterações no modelo de produção.

O Porsche Boxster no ano de seu lançamento.

Em 1996 a marca alemã lançava o Porsche Boxster, o nome vem da junção das palavras Boxter e Roadster, referentes ao motor e carroceria do veículo. Como no protótipo, seu motor era um boxer seis cilindros aspirado. Além de toda a dinâmica quase sempre perfeita do modelo, o motor flat-six atrás dos bancos brindava os ocupantes com uma sinfonia única e inigualável. Com tamanho sucesso de crítica e um DNA que dispensa apresentações o Porsche Boxster foi lançado e logo de cara se tornou o modelo mais vendido da marca até 2003 quando perdeu o posto para o Cayenne.

Mas como tudo passa, a Porsche decidiu abandonar o motor boxer de seis cilindros em detrimento de um motor, também boxer, mas agora com quatro cilindros e turbo.  Para encerrar a linhagem dos Boxster com motor seis cilindros em grande estilo a marca fez o Porsche Boxster GTS.

Esse Porsche Boxster GTS possui exterior na cor Anthracite Brown com a capota em vermelho Carmine.

Para fazer do Porsche Boxster GTS um carro inesquecível, a Porsche remapeou o motor boxer de seis cilindros, que possui atributos como injeção direta, comandos variáveis VarioCam Plus com até 50 graus de amplitude e coletor de admissão variável. Isso faz com que o Porsche Boxster GTS tenha uma potência de 330cv, 15cv a mais que o Boxster S, com corte de giro a 7.800 rpm e 37,7 kgfm de torque, suficientes para levar o carro de 0-100km/h em apenas 4,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 279km/h.

O raio-x doPorsche Boxster exalta sua engenharia em busca da perfeição.

Já na parte dinâmica o Porsche Boxster GTS possui amortecedores Bilstein que o deixam 10mm mais baixo com relação as demais versões do modelo. Ele também conta com o famoso pacote Sport Chrono e o Porsche Torque Vectoring, que atua não só nas pinças de freio como também no diferencial autoblocante.

Se uma das melhores características do Boxster de 6 cilindros é a sinfonia do motor, no Porsche Boxster GTS ela foi otimizada ao extremo. O motor mais potente naturalmente tem um ronco mais intenso, porém a Porsche colocou como item de série o Sport Exhaust System e assim os ocupantes podem desfrutar da melhor sinfonia do flat-six.

Detalhe do volante em Alcantara do Porsche Boxster GTS

Nos detalhes visuais o Porsche Boxster GTS possui rodas exclusivas inspiradas no 911. lanternas escurecidas, entradas de ar mais generosas. No seu interior o uso de Alcantara  tanto no volante quanto em painéis, conferem ao Porsche Boxster GTS um ar mais luxuoso e esportivo o colocando em um patamar acima dos demais.

Projetado para ser o mais esportivo e dinâmico possível, o Porsche Boxster GTS é certamente um dos melhores Boxster’s já produzidos. Sua mecânica apimentada, aliada a uma dinâmica extremamente refinada e o fato de ser a última linhagem do Boxster com motor  flat-six, fazem dele um forte candidato ao título de clássico da marca.

Porsche Boxster GTSFicha técnica

Motor: Central Boxer, 6 cil., 24V, comando duplo, injeção direta de gasolina

Cilindrada: 3.436 cm³

Potência: 330 cv a 7.400 rpm

Torque: 37,7 kgfm entre 4.500 rpm e 5.800 rpm

Câmbio: PDK de dupla embreagem e 7 marchas, tração traseira.

Direção: Elétrica

Suspensão: Independente, McPherson

Freios: Discos ventilados

Pneus: 235/35 R20 (diant.) e 265/35 R20 (tras.)

Dimensões: Compr.: 4,40 m, Largura: 1,80 m, Altura: 1,27 m e Entre-eixos: 2,47 m

Tanque: 64 litros

Porta-malas: 150 litros na frente e 130 litros atrás

Peso: 1.375 kg

 

Aceleração

0 – 100 km/h: 4,9 segundos (4,7 s no modo Sport +)

0 – 400 m: 13,1 s

0 – 1.000 m: 23,7 s

Velocidade a 1.000 m: 225,7 km/h

Velocidade Máxima: 279 km/h

Retomada

40-80 km/h (Drive): 2,6 segundos

60-100 km/h (D): 2,9 s

80-120 km/h (D): 3,4 s

Frenagem

100 – 0 km/h: 33,3 metros

80 – 0 km/h: 24,1 m

60 – 0 km/h: 13,9 m

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de uma ajuda para escolher um veiculo?

Entre em contato