AvantGarde > Acontece > Tudo sobre esportivos! > Porsche Boxster, retornando às origens

Porsche Boxster, retornando às origens

28 de agosto de 2017 / 466 / Tudo sobre esportivos!
Porsche-Boxster-S-painel
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Google Plus It

Relembrando o passado

A história da Porsche começou com um modelo esportivo conversível e de dois lugares, a famosa definição de Roadster. O Porsche 356 Spyder Roadster foi o primeiro protótipo feito em 1947. Uma carroceria roadster e um motor boxer deram início à lenda Porsche. Em 1996 a marca resolve reeditar essa receita de sucesso, continue conosco e conheça o Porsche Boxster!

Porsche-boxster

O Porsche Boxster foi lançado em 1996 com motor boxer central.

Porsche 911 Carrera 4S, o clássico dos clássicos
Porsche 356 o início

O Porsche Boxster e a missão de tirar a maldição

Desde o Porsche 914, finalizado em 1975, a marca não produzia um esportivo de rua com motor central. O design nitidamente lembrava o Porsche 550 Spyder da décanda de 50. O  ator James Dean perdeu a vida em um acidente brutal com um 550 Spyder.  Balançando a poeira e os maus espíritos, a Porsche retornou às suas origens e criou o Porsche Boxster.

Porsche e James Dean

O ator e ícone da juventude transviada da década de 50 amava a velocidade, essa o matou num acidente brutal que marcou a história do 550 Spyder.

Um Porsche mais acessível? Talvez, mas não menos genial.

O Porsche Boxster é marcado pelo design baseado no Porsche 911 e também a alusão ao Porsche 550 Spyder, sua grande inspiração.  Marcou também por ser o primeiro Porsche de motor com arrefecimento líquido que não era montado na frente. Substituindo o cansado 968, o Porsche Boxster assumiu o posto de modelo de entrada, sendo o menor e mais barato carro produzido pela marca.

Porsche Boxster, pequenino mas atentado

Porsche Boxster Avant Garde

Estilo inconfundível e design fluido e imponente. É um pequeno notável, muito notável.

O Lançamento

No lançamento em 1996, o Porsche Boxster foi equipado com um motor boxer central de 2.5 L, 6 cilindros e  204 cv de potência e 6,9 s de 0 a 100Km/h. Em 2000 surge a versão S, mais brava e com o motor 3.2 L e 253cv, 0 a 100 em 5,9 s e o Porsche Boxster “básico” passa a ter 2.7 L e 220cv. Em 2003 os motores passam  a ter 228cv o 2.7L e 260cv a versão S 3.2L.

Uma visita ao passado em 2004 e a série limitada 550 Spyder 50th Aniversary comemora os 50 anos do seu antepassado com cor prata, rodas aro 18 e bancos de couro.

2004 marcaria ainda no Salão de Paris, o lançamento da versão remodelada do Porsche Boxster , que ganha interior atualizado e mais potência, com 240cv na versão 2,7 e 280 cv no S de 3,2 litros.

Porsche Cayman

Em 2005 o roadster dá origem ao cupê Cayman, que começa pela versão S com motor de 3,4 litros e 295 cv, mais tarde o 2,7 de 245 cv é lançado.

Porsche Boxster coupé

O Porsche Cayman nada mais é que o Porsche Boxster com capota fixa.

 

Em 2007 tem um novo acréscimo no motor do S,  que passa a 3,4 litros e 295 cv para 0-100 em 5,4 s. O 2.7 passa a 245 cv, graças ao comando de válvulas Variocam Plus. A versão RS60 Spyder vem em prata com rodas de 19 pol, bancos de couro vermelho ou cinza e motor de 303 cv.

Acréscimo da injeção direta no Porsche Boxster

Em 2009 os motores ganham injeção direta, alcançam 255 cv  e 2.9L. 310 cv para o S 3.4. A caixa automática dá lugar à automatizada PDK de dupla embreagem e sete marchas para aceleração ainda melhor . Faróis, lanternas e interface do sistema de áudio são renovados. A série Porsche Boxster S Design 2 vem em branco com rodas 19 e faixas laterais.

Porsche Boxster Spyder, espartano e rápido

2011 marca o lançamento do Porsche Boxster Spyder, com 80 kg a menos por eliminar o sistema de áudio, ar-condicionado e controle elétrico na capota e ganhar portas de alumínio e rodas de 19 pol mais leves. O motor 3,4 litros e 324 cv, caixa manual ou PDK, bancos com fibra de carbono, domos atrás dos encostos dos bancos e suspensão mais firme.

Porsche-Boxster-spyder

O Porsche Boxster Spyder reduziu o peso e ganhou visual agressivo.

O salão de Genebra de 2012 foi  o palco para a reestilização do Porsche Boxster. Linhas mais fluidas, maior distância entre eixos e novo chassi com bitolas mais largas e peso reduzido. Motorização 2,7L de 265 cv e 3,4 litros e 315 cv para o S. Ambos equipados com caixa manual ou PDK e Vetorização de torque. O Cayman acompanha a reformulação.

Mais potência no Porsche Boxster GTS

Em 2014 nasce a versão GTS com motor 3,4 de330 cv  para 0-100 em 4,7 s. Rodas 20 e ajuste entre modos esportivo e de conforto. Em 2015 o Porsche Boxster Spyder ressurge com capota manual, frente e traseira similares às do Cayman GT4 e motor de 3,8 litros e 370 cv e pesando 1.315 kg. As rodas são de 20 pol e não há opção de PDK. Cumpre o 0-100 em 4,3 s.

O Porsche Boxster adotou em 2016 um motor turbo de quatro cilindros opostos de 2,0-litros de 295 cv. Na versão S, um 2,5-litros de 350 cv  e 0-100 em 4 s.

Os equipamentos do Porsche Boxster

O pacote Sport Chrono permite um ajuste mais esportivo do chassi, motor e câmbio. Comanda-se pelo volante 4 opções: Normal, SPORT, SPORT PLUS, bem como o modo Individual, permitindo que você ajuste o veículo ainda mais individualmente ao seu estilo de direção. Esse equipamento está presente no exemplar que se encontra na Avant Garde.

Porsche-Boxster-Chrono

O Pacote Sport Chrono dá ao feliz piloto a sensação de estar nas pistas. Modificando o comportamento do carro e cronometrando cada manobra.

O PASM (Porsche Active Suspension Managemen) é um sistema eletrônico para o ajuste dos amortecedores, ele faz a regulagem de forma contínua da força de amortecimento, dependendo do estilo de direção e das condições da estrada.

Porsche Boxster Vermelho

O Porsche Boxster recebe do público em geral o reconhecimento que todo Porsche sangue puro deve ter.

Porsche Torque Vectoring (PTV) aprimora a dinâmica de direção e estabilidade, opera com uma distribuição variável de torque nas rodas traseiras e um bloqueio mecânico do diferencial traseiro.

O sistema PDK de embreagem dupla e 7 marchas leva o Porsche Boxster a outro nível de dirigibilidade e agilidade.

Os motores novos também possuem turbinas de geometria variável, o que permite torque em qualquer rotação. Launcher system e botão Sport são equipamentos presentes no pequeno notável.

Um pequeno resumo do desempenho do Porsche Boxster

Manual PDK
Potência 257 kW (350 CV) às 6.500 rpm 257 kW (350 CV) às 6.500 rpm
Aceleração dos 0 – 100 km/h 4,6 s 4,4 s (4,2 s com o Pacote Sport Chrono)
Velocidade máxima 285 km/h 285 km/h
Consumos e emissões Combinado l/100 km (EU6) 8,1 7,3
Emissões CO2 em g/km 184 167

Você pode gostar também

AMG CLA 45 o número 1 nos rankings
8 de fevereiro de 2018
Range Rover Evoque HSE Conversível
1 de fevereiro de 2018

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de uma ajuda para escolher um veiculo?

Entre em contato