AvantGarde > Acontece > Tudo sobre esportivos! > Porsche Panamera: indefinível sedã de Stuttgart

Porsche Panamera: indefinível sedã de Stuttgart

4 de setembro de 2017 / 562 / Tudo sobre esportivos!
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Google Plus It

Porsche Panamera, quebrando paradigmas

Os puristas tremeram quando o Porsche Panamera foi lançado em 2009. A tradicional marca de esportivos roadsters e Coupés 2+2 decidiu produzir um carro para atender novos tipos de público. O design não agradou a todos de cara, mas é um legítimo Porsche! Conheça abaixo o Porsche Panamera e tire suas próprias conclusões.

O Porsche Panamera é um Hatchback 5 portas com jeitão de sedã

 

Visto de frente ele lembra muito o Porsche 911, a marca de Stuttgart não deixa o seu Family feeling passar batido. Os faróis arredondados, para-lamas proeminentes, para-brisa bem inclinado, tudo bem tradicional. Circundando o Porsche Panamera, os olhos curiosos não conseguem ficar sem admiração. Linhas fluidas e as 4 portas fechando o amplo e luxuoso espaço interno.

Veja também:

PORSCHE BOXSTER, RETORNANDO ÀS ORIGENS

PORSCHE 911: 5 MOTIVOS PARA VOCÊ DESEJAR A GERAÇÃO 997

Quebrando paradigmas

O Porsche Panamera vinha mesmo para quebrar paradigmas e enfurecer os puristas. Vem equipado com as seguintes opções de motorização: V6 3.6 300cv Aspirado para a versão básica, V8 4.8 400cv para a versão S e a top de linha V8 4.8 Turbo com impressionantes 500cv. O coração é montado na dianteira, e a tração é traseira ou opcional 4×4 integral.

 Indefinível?

Um Hatchback 5 portas? Um sedã 4 portas? Ele foi eleito em 2016 como o sedã mais rápido do mundo. Apesar do título, o Porsche Panamera é sim um Hatchback de altíssimo desempenho e 5 portas. Ainda possui uma versão “Perua”, a Sport Turismo, ou como a Porsche gosta de definir : “Deixemos este assunto. Porque não existem ideias proibidas no design do novo Panamera Sport Turismo.“

 Porsche Panamera Sport Tourism

A versão Sport Tourism do Porsche Panamera dá um ar tradicional, mas nem um pouco comportado.

Em 2013 foi apresentado o conceito do Porsche Panamera Sport Touring, uma perua brava com marca Porsche. Lançado oficialmente em 2017, são cinco portas e o estilo inconfundível e já consagrado do Porsche Panamera Sedã. O maior espaço interno para bagagem marca o estilo dessa nova cartada da Porsche para abocanhar mais do mercado.  O Porsche Panamera Sport Tourism possui as mesmas versões de motorização do sedã.

Hibrido nervoso

A Porsche entra na vertente mundial de carros híbridos e apresenta o Porsche Panamera Hybrid.

Em 2017, a Porsche disponibilizou o Porsche Panamera Hibrid. Equipado com Motor a Combustão V6 2.9 turbo de 330 CV, Motor Elétrico de 136 CV Total de 462 CV na versão básica . Para a versão Turbo com Motor de combustão V8 4.0 de 550 CV e eléctrico de136 CV num total de 680 CV. Ambos com opção de carroceria Sport Tourism.

Equipamentos  de um luxo invejável

Porsche Communication Management (PCM)

Como base do Porsche Connect – é a unidade de controlo central para áudio, navegação e comunicação. Tela Touchscreen de 12” e total conectividade com o celular. Além de controle de voz  que permite controlar a maioria das funções do carro.

Connect Plus

O módulo Porsche Connect Plus é uma central multimídia que controla várias funções do carro com uma tela 12″ e comando de voz.

Dispõe de um módulo do telefone LTE com leitor de cartões SIM, que garante um excelente conforto de utilização e a qualidade de conversação ideal, bem como acesso à Internet sem fios. Internet em terminais compatíveis com WLAN.

Porsche Traction Management (PTM)

Porsche Traction Management (PTM) – uma tração integral ativa com comando eletrônico  que otimiza a distribuição da força em todas as situações de condução. Para uma excelente tração em retas longas, em curvas apertadas e em pisos com diferentes coeficientes de fricção.

Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport)

Um sistema de regulação do chassis para estabilização ativa das oscilações da carroceria, especialmente orientado para uma condução esportiva. Registra as mínimas oscilações laterais do veículo em curva e ajuda a reduzí-las. Além disso, reduz as trepidações do veículo em pisos irregulares.

As especificações do Porsche Panamera

Motores:

Motor Panamera 3.0 V6 Panamera 4 Executive 3.0 V6 Panamera 4S Executive 2.9 V6 Panamera Turbo 4.0 V8
Instalação do motor Dianteiro Dianteiro Dianteiro Dianteiro
Potência 330 cv a 5400 rpm 330 cv a 5400 rpm 440 cv a 5650 rpm 550 cv a 5750 rpm
Torque 45,9 kgfm a 1340 rpm 45,9 kgfm a 1340 rpm 56,1 kgfm a 1750 rpm 78,5 kgfm a 1960 rpm
Peso/potência 5,5 kg/cv 5,9 kg/cv 4,5 kg/cv 3,6 kg/cv
Potência específica 110,2 cv/l 110,2 cv/l 152,0 cv/l 137,6 cv/l
Peso/torque 39,5 kg/kgfm 42,2 kg/kgfm 35,3 kg/kgfm 25,4 kg/kgfm
Torque específico 15,3 kgfm/l 15,3 kgfm/l 19,4 kgfm/l 19,6 kgfm/l
Disposição do motor Longitudinal Longitudinal Longitudinal Longitudinal
Cilindros 6 em V 6 em V 6 em V 8 em V
Tuchos Hidráulicos Hidráulicos Hidráulicos Hidráulicos
Diâmetro dos cilindros 84,5 mm 84,5 mm 84,5 mm 86 mm
Curso dos pistões 89 mm 89 mm 86 mm 86 mm
Combustível Gasolina Gasolina Gasolina Gasolina
Cilindrada 2995 cm³ 2995 cm³ 2894 cm³ 3996 cm³
Taxa de compressão 11,2:1 11,2:1 10,5:1 10,1:1
Rotação máxima 6500 rpm 6500 rpm 6800 rpm 6800 rpm
Válvulas por cilindro 4 4 4 4
Comando de válvulas Duplo no cabeçote Duplo no cabeçote Duplo no cabeçote Duplo no cabeçote
Variação do comando Admissão e escape Admissão e escape Admissão e escape Admissão e escape
Aspiração Turbocompressor Turbocompressor Turbocompressor Turbocompressor
Alimentação Injeção direta Injeção direta Injeção direta Injeção direta
Câmbio Automatizado Automatizado Automatizado Automatizado
Marchas 8 8 8 8
Tração Traseira Integral Integral Integral
Embreagem Dupla banhada a óleo Dupla banhada a óleo Dupla banhada a óleo Dupla banhada a óleo

Dinâmica Veicular:

Dinâmica Panamera 3.0 V6 Panamera 4 Executive 3.0 V6 Panamera 4S Executive 2.9 V6 Panamera Turbo 4.0 V8
Suspensão dianteira Independente, braços sobrepostos Independente, braços sobrepostos, molas pneumáticas Independente, braços sobrepostos, molas pneumáticas Independente, braços sobrepostos, molas pneumáticas
Suspensão traseira Independente, multibraço Independente, multibraço, molas pneumáticas Independente, multibraço, molas pneumáticas Independente, multibraço, molas pneumáticas
Freios dianteiros Disco ventilado Disco ventilado Disco ventilado Disco ventilado
Freios traseiros Disco ventilado Disco ventilado Disco ventilado Disco ventilado
Direção Elétrica Elétrica Elétrica Elétrica
Pneus dianteiros 265/45 R19 265/45 R19 265/45 R19 275/40 R20
Pneus traseiros 295/40 R19 295/40 R19 295/40 R19 315/35 R20

Dimensões

Dimensões Panamera 3.0 V6 Panamera 4 Executive 3.0 V6 Panamera 4S Executive 2.9 V6 Panamera Turbo 4.0 V8
Comprimento 5049 mm 5199 mm 5199 mm 5049 mm
Largura 1937 mm 1937 mm 1937 mm 1937 mm
Altura 1423 mm 1428 mm 1428 mm 1427 mm
Entre-eixos 2950 mm 3100 mm 3100 mm 2950 mm
Bitola dianteira 1671 mm 1671 mm 1671 mm 1657 mm
Bitola traseira 1651 mm 1651 mm 1651 mm 1639 mm
Tanque de combustível 75 litros 75 litros 75 litros 90 litros
Porta-malas 495 litros 495 litros 495 litros 495 litros
Diâmetro de giro 11,9 m 11,9 m 11,8 m 11,9 m
Coef. aerodinâmico (Cx) 0,28 0,28 0,29 0,3
Área frontal (A) 2,37 m² 2,39 m² 2,39 m² 2,38 m²
Área frontal corrigida 0,664 m² 0,669 m² 0,693 m² 0,714 m²
Carga útil 575 kg 535 kg 565 kg 590 kg
Peso 1815 kg 1935 kg 1980 kg 1995 kg
Ocupantes 4 4 4 4
Portas 4 4 4 4

Desempenho

Desempenho Panamera 3.0 V6 Panamera 4 Executive 3.0 V6 Panamera 4S Executive 2.9 V6 Panamera Turbo 4.0 V8
Velocidade máxima 264 km/h 262 km/h 289 km/h 306 km/h
Aceleração 0-100 km/h 5,7 s 5,6 s 4,3 s 3,6 s
Consumo urbano 7 km/l 7 km/l 7 km/l 6 km/l
Consumo rodoviário 10 km/l 10 km/l 10 km/l 8 km/l

Quer conferir de perto o Porsche Panamera? A AvantGarde possui dois exemplares para encher seus olhos.

Confira o vídeo abaixo:

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de uma ajuda para escolher um veiculo?

Entre em contato